Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    China dá novo impulso ao yuan digital com projeto para pagar salários de funcionários públicos

    Changshu, localizada na província de Jiangsu, iniciará o novo processo de pagamento em maio; este é o maior lançamento da moeda até agora

    Laura Heda CNN , em Hong Kong

    Os trabalhadores do setor público em uma cidade do leste da China devem ser pagos integralmente em yuan digital, já que o país faz um esforço significativo para popularizar a moeda.

    Changshu, localizada na província de Jiangsu, iniciará o novo processo de pagamento em maio, segundo documento oficial amplamente divulgado em sites do governo.

    Este é o maior lançamento da moeda, também conhecida como e-CNY, na China até agora, segundo a mídia estatal.

    Funcionários do governo, bem como funcionários de empresas estatais e instituições públicas, como escolas, hospitais, bibliotecas, institutos de pesquisa e organizações de mídia na cidade serão afetados.

    Changshu, uma cidade de 1,7 milhão de habitantes, já estava experimentando o yuan digital, uma forma de dinheiro que existe apenas online e é administrada e apoiada pelo banco central da China.

    Como a criptomoeda, o yuan digital incorpora alguns elementos da tecnologia blockchain: cada transação é registrada e rastreável em um livro digital.

    Desde outubro passado, Changshu tem pago os subsídios de trânsito para alguns funcionários do governo em yuan digital.

    A China já está prestes a se tornar uma sociedade sem dinheiro, mas a grande maioria das transações eletrônicas acontece em aplicativos privados (Alipay e WeChat Pay), fora do alcance imediato do estado.

    Um yuan oficial mudaria isso, dando a Pequim uma quantidade sem precedentes de informações sobre em que as pessoas estão gastando seu dinheiro e onde.

    A segunda maior economia do mundo está testando o yuan digital nas cidades chinesas desde 2020, enquanto se prepara para um lançamento nacional que pode colocar a China à frente da Europa e dos Estados Unidos na corrida global para desenvolver uma moeda digital apoiada pelo estado, que é também conhecida como moeda digital do banco central (CBDC).

    Lutando por tração

    O cronograma para um lançamento nacional ainda não foi anunciado, mas Pequim tentou muitas maneiras de comercializar a moeda.

    Em janeiro passado, o banco central, o Banco Popular da China, lançou um aplicativo de carteira nas lojas da Apple e Android que pode ser usado em mais de uma dúzia de cidades e regiões que estavam testando a moeda.

    Ao mesmo tempo, pressionou as empresas, incluindo grandes empresas ocidentais como o McDonald’s e a Nike, a permitir que os clientes usassem o yuan digital durante os Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim.

    Várias cidades chinesas, incluindo Pequim e Shenzhen, já doaram milhões de dólares em yuan digital para seus residentes, incentivando-os a usar o dinheiro virtual.

    Também pediu a aplicativos de propriedade privada que promovam ativamente o yuan digital. A Alipay começou a testar pagamentos em yuan digital em 2021, e a Tencent anunciou no ano passado que também começaria a oferecer suporte ao yuan digital em sua carteira WeChat Pay.

    Mas a moeda tem lutado para ganhar força.

    As transações usando a moeda totalizaram apenas 100 bilhões de yuans (US$ 14,5 bilhões) até o final de agosto passado, o equivalente a uma média de 3,6 bilhões de yuans por mês desde o início do julgamento, segundo os dados mais recentes divulgados pelo Banco Popular da China.

    Embora isso represente algum progresso após três anos de testes, ainda está longe de representar um sério desafio para os aplicativos de pagamento digital de propriedade privada.

    O Ant Group, dono da Alipay, revelou em registros da bolsa de valores de 2020 que o aplicativo processava US$ 1,6 trilhão em média a cada mês — mais de mil vezes o volume de transações mensais do yuan digital na época.

    Analistas já citaram preocupações sobre o alcance do poder do governo e a falta de incentivos como razões para a falta de entusiasmo. Afinal, os líderes da indústria Alipay e WeChat Pay já têm centenas de milhões de usuários familiarizados com seus serviços.

    Tópicos