Burger King da Áustria lança sanduíche com “dois pães iguais” para celebrar mês LGBTQIA+
Campanha dividiu opiniões nas redes sociais
O novo hambúrguer do Burger King para comemorar o Mês do orgulho causou bastante agitação nas mídias sociais.
As lojas austríacas da gigante do fast-food servirão um “Pride Whopper” com “dois pães iguais” – dois pães superiores ou dois pães inferiores – até 20 de junho para promover “amor igual e direitos iguais”, disse a empresa em um post no Instagram na semana passada.
O Burger King disse no post que o “pequeno toque” do novo hambúrguer é “destinado a colocar um sorriso em nossos rostos e nos lembrar de nos tratarmos com respeito e paz”.
Alguns usuários nas mídias sociais acharam o novo hambúrguer engraçado, enquanto outros criticaram a empresa, argumentando que a piada era ofensiva e um exemplo de rainbow washing – a prática de empresas que mostram apoio superficial à comunidade LGBTQ+ sem fazer qualquer ação específica que poderia melhorar as vidas dessas pessoas.
“O Burger King Áustria fez um hambúrguer do orgulho que tem dois topos ou dois fundos… que diabos?” Jarett Wieselman, gerente da Netflix, disse em um tweet na sexta-feira (3).
Mas um usuário do Instagram, que atende pelo nome de unacornium, viu o lado engraçado. “Como uma pessoa gay, esta é a coisa mais engraçada que eu já vi e acho que nunca vou parar de rir”, disse unacornium na segunda-feira (6).
Não está claro se o Burger King planeja doar qualquer dinheiro ganho com o Pride Whopper para organizações LGBTQ+. A empresa não respondeu imediatamente à CNN Business quando foi contatada para comentar.
No ano passado, o Burger King chamou a atenção para a complicada história da rival Chick-fil-A com a comunidade LGBTQ+. A empresa disse que doaria 40 centavos para a Human Rights Campaign, a maior organização de direitos civis LGBTQ+ dos Estados Unidos, para cada sanduíche de frango Ch’King vendido durante o Mês do Orgulho.
Em uma entrevista de 2018 a uma estação de TV local de Atlanta, o presidente e ex-CEO da Chick-fil-A, Dan Cathy, disse que não apoiava o casamento homossexual, mas não era anti-gay.
Muitas empresas mostram seu apoio em junho ao Mês do Orgulho LGBTQ+, que celebra a história e a cultura LGBTQ+, por meio de doações para organizações LGBTQ+ e compromissos para melhorar a representação em suas fileiras. Alguns atualizam seus logotipos para apresentar a bandeira colorida do Orgulho.
— David Goldman contribuiu com a reportagem