Brasil tem condições de cortar gastos, diz Mercadante
Presidente do BNDES afirmou que o país também reúne todas as condições para atingir o grau de investimento
O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, disse que o Brasil reúne todas as condições para cortar gastos e atingir o grau de investimento. Mercadante participou nesta segunda-feira (28) do 7º Fórum Brasil de Investimentos, evento promovido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex).
“O governo tem todas as condições para cortar gastos com seletividade, com critério, sem comprometer o crescimento e o investimento. Tem que cortar e reverter a expectativa”, afirmou durante discurso.
Mercadante citou como condições a redução da taxa de desemprego, o controle inflacionário e o nível de satisfação da população brasileira com os governantes, ao citar o resultado das eleições municipais.
“80% dos prefeitos foram reeleitos. Muitos dos que foram eleitos eram ex-prefeitos. O povo está satisfeito. É recorde de emprego, maior nível de pessoas empregadas na história do Brasil. A massa salarial está crescendo. É a maior da história do país”, disse.
Mercadante também defendeu a redução da taxa básica de juros, que está em 10,75%. Disse ainda que prefeitos, governadores e o presidente têm que trabalhar juntos pela economia brasileira.
“O Brasil vive um grande momento. […] Em seguida, vem a presidência dos Brics e depois a COP30. Vamos estar no centro do planeta. Esses portais para atrair investimentos, fazer mais comércio e buscar novas parcerias é o momento ideal”, afirmou.
O presidente do BNDES também criticou a Organização Mundial do Comércio (OMC), ao dizer que a OMC não tem autoridade e presença na regulação do comércio mundial. Segundo ele, essa ausência trará impactos, principalmente após os resultados das eleições dos Estados Unidos, e o eventual aumento das tarifas de importação no território norte-americano.
Siga o CNN Money
O CNN Brasil Money já está nas redes sociais. Siga agora o @cnnbrmoney no Instagram e no Youtube.
Dedicado ao mercado financeiro e aos impactos que os setores da economia geram na movimentação do país e do mundo, o CNN Money terá canal para TV e streaming, além de estar presente no ambiente digital.
O lançamento será no dia 4 de novembro de 2024. Não perca!