Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Brasil e China criam plano para certificação eletrônica de produtos de origem animal

    Objetivo é ter mais celeridade e segurança no comércio entre países

    da Reuters

    O Ministério da Agricultura do Brasil e a Administração-Geral de Aduanas da República da China (GACC) criaram um plano de trabalho de cooperação na certificação eletrônica para produtos de origem animal, “buscando mais celeridade e segurança nas transações comerciais entre os países”, conforme comunicado.

    A China é a maior compradora de carnes do Brasil.

    Em nota, o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro afirmou que o trabalho pode “ampliar as exportações e importações de forma mais segura”.

    A proposta foi assinada pelo ministro da Agricultura e Pecuária durante o encontro oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com o presidente da China, Xi Jinping, nesta sexta-feira (14), em Pequim.

    Conforme o plano de trabalho, o ministério e a GACC farão a avaliação da viabilidade de intercâmbio de dados relacionados à certificação eletrônica e, a partir daí, promoverão os ajustes necessários nos sistemas utilizados no Brasil e na China.

    Os órgãos determinarão os modelos de certificados veterinários a serem utilizados.

    Os certificados sanitários internacionais para produtos de origem animal são documentos essenciais para o comércio internacional e contêm informações que comprovam o atendimento aos requisitos sanitários e de segurança dos alimentos, lembrou o ministério.

    Tópicos