Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Brasil e Argentina fazem acordo para destravar venda de blindados brasileiros

    Veículos "Guarani 6x6" são fabricados no Brasil, mas têm em sua composição peças argentinas.

    Por Lisandra Paraguassu, da Reuters

    Um dos resultados da viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Buenos Aires, nesta segunda-feira (23), foi a iniciativa de destravar a venda de 156 blindados brasileiros da empresa Iveco para o governo argentino.

    Os veículos “Guarani 6×6” são fabricados no Brasil, mas têm em sua composição peças argentinas. O acordo, que prevê a transferência de tecnologia, ficou parado por alguns anos, durante todo o governo anterior e vai ser retomado agora.

    “Encorajarão a negociação do contrato entre o Exército Argentino e a IVECO Veículos de Defesa para a incorporação de 156 unidades do Veículo Blindado de Combate sobre Rodas ‘Guarani 6×6’, incluindo a transferência de tecnologia, a compensação para o aumento progressivo na fabricação de peças na Argentina, o apoio logístico e para o treinamento de tripulações e pessoal técnico do Exército Argentino”, diz trecho do acordo assinado nesta segunda.

    O acordo serve de incentivo também para o investimento brasileiro na indústria de defesa, que Lula pretende fazer crescer.

    Tópicos