Brasil deve aumentar investimento em pesquisas sobre produção sustentável, diz ministro Fávaro
Ministro também fez uma crítica ao jeito que a agropecuária brasileira vinha sendo conduzida nos últimos anos
O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, afirmou que deve aumentar o investimento em pesquisas sobre produção sustentável. A declaração aconteceu após reunião com o enviado dos Estados Unidos para o clima, John Kerry, nesta segunda-feira (27).
Segundo Fávaro, durante a reunião com Kerry foi tratado de cooperação entre os países para realizar pesquisas na intenção de deixar a produção de ambos de forma mais sustentável.
“Sugerimos que esse recurso investido no fundo Amazônia seja investido em pesquisa e ciência, para que possamos avançar ainda mais sobre a produção sustentável”, afirmou o ministro.
Fávaro também fez uma crítica ao jeito que a agropecuária brasileira vinha sendo conduzida nos últimos anos. Segundo ele era um “desrespeito ao meio ambiente”. O ministro disse ainda que Kerry tem reconhecido o esforço do atual governo para realizar políticas de produção sustentável.
“Eu senti por parte dele e da equipe dele um reconhecimento do esforço brasileiro nesses 60 dias para mudar a tônica da agropecuária brasileira”, disse.
O ministro também comentou sobre a desoneração dos combustíveis e que não é possível realizar política pública de desoneração atrelado ao populismo.
“Na medida que você zera a alíquota dos combustíveis fosseis e iguala a zero a do etanol, você tira a competitividade daquilo que é mais precioso, que é o combustível verde”, afirmou Fávaro.
O ministro criticou ainda a taxa de juros brasileira, que se encontra em 13,75% ao ano, maior nível desde 2017. “É muito importante para que o Brasil volte a um ritmo de crescimento taxa de juros menores. Eu não quero fazer críticas vazias ao presidente do Banco Central, mas que ele repense que é possível o Brasil investir no crescimento”, complementou o Fávaro.
*Sob supervisão de Brenda Silva.