Brasil aumenta importação de fertilizantes em mais de 16%
Segundo levantamento de agência marítima, volume adquirido nos cinco primeiros meses de 2022 superou as 16 milhões de toneladas
As importações brasileiras de fertilizantes tiveram, até maio deste ano, um aumento de 16,5% em comparação com o volume adquirido no ano passado. Segundo dados da agência marítima Cargonave, o país importou mais de 16 milhões de toneladas de insumos.
Em entrevista à CNN, o diretor-executivo da Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda), Ricardo Tortorella, falou sobre a alta nos volumes e as possíveis causas.
“Ao confirmar que as importações de fertilizantes estão crescendo, devo destacar três principais pontos. O primeiro é que nós estamos conseguindo abastecer o Brasil e podemos seguir na busca de mais uma safra recorde”, disse.
“Em segundo lugar, exatamente porque existiam dúvidas sobre o fluxo de importações, também é possível esperar que a produção nacional esteja aumentando. Em terceiro, as sanções que o mundo impõe à Rússia ainda estão sendo decisivas. Mais importações de fertilizantes e maior produção nacional sinalizam uma melhor expectativa para o nosso produtor rural.”
Veja mais no vídeo acima.