Bolsonaro propõe criação de sistema para indicar onde há etanol mais barato
Segundo o presidente, a ideia está sendo debatida com o Ministério de Minas e Energia
O presidente Jair Bolsonaro (PL) disse que está discutindo com o Ministério de Minas e Energia sobre a criação de um sistema para indicar onde há etanol mais barato de acordo com o endereço do consumidor. A declaração foi dada na live semanal desta quinta-feira (21).
Sem dar maiores detalhes, Bolsonaro disse que a ferramenta funcionaria a partir da localização de usinas de etanol.
“Estamos conversando com o Ministério de Minas e Energia. A ideia é fazer um ‘supercadastro’. Você vai poder entrar na internet, botar o seu endereço e ali vai aparecer a usina mais próxima ao seu endereço e por consequência você vai achar o posto mais próximo onde deve ter um etanol mais barato.”
O presidente voltou a dizer que o governo não interfere nos preços dos combustíveis e que a redução do preço do etanol foi uma consequência da redução do preço da gasolina.
“Como a gasolina baixou e o álcool não, ele perdeu a competitividade e ia ficar encalhado. O álcool baixou na usina e na bomba. (…) Passamos a permitir a venda direta da usina para o posto. Como o frete foi baixíssimo, o preço da usina é próximo ao preço da bomba.”
Durante a transmissão, Bolsonaro ainda voltou a atribuir ao PT o fato de o Brasil ser incapaz de refinar todo o petróleo que produz.
“O Brasil só não é autossuficiente em refinarias porque no início deste século nós tivemos um superpresidente aí, não vou falar o nome dele, que começou a fazer três refinarias e não concluiu nenhuma. Ficou lá a sucata, a conta pra você pagar. A Petrobras, por exemplo, no dia de ontem.”