Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    BC da França reduz perspectiva de crescimento em 2024 para 0,8%

    Governo francês anunciou 10 bilhões de euros em cortes orçamentários de emergência para manter meta de redução do déficit

    Sede do BC da França em Paris
    Sede do BC da França em Paris 12/03/2018 - REUTERS/Charles Platiau/Arquivo

    Reuters

    A economia francesa crescerá um pouco menos do que o esperado este ano devido ao enfraquecimento dos gastos dos consumidores e dos investimentos, projetou o banco central do país na terça-feira (12), colocando pressão adicional sobre as tensas finanças públicas.

    A segunda maior economia da zona do euro deverá crescer 0,8% este ano, disse o Banco da França em sua perspectiva trimestral, revisando para baixo s estimativa de 0,9% de dezembro.

    No mês passado, o governo reduziu sua previsão de crescimento para 2024 de 1,4% para 1% e anunciou 10 bilhões de euros em cortes orçamentários de emergência para manter seus planos de redução do déficit dentro da meta.

    Se o crescimento estiver mais próximo da estimativa do banco central, o governo poderá não ter outra opção a não ser fazer cortes orçamentários adicionais no decorrer deste ano.

    Oferecendo algum alívio, o banco central disse que a perspectiva para 2025 melhorou, prevendo um crescimento de 1,5%, de 1,3% em dezembro, com os cortes nas taxas de juros impulsionando a atividade. Em 2026, o crescimento foi estimado em 1,7%, de 1,6% em dezembro.

    O banco central também projetou que a inflação ficará em média em 2,5% em 2024, aproximando-se da meta de 2% do Banco Central Europeu no final do ano. A inflação foi projetada em 1,7% em 2025 e 2026.