Bancos vão restringir entrada de clientes durante fase vermelha em São Paulo
Gestantes e maiores de 60 anos terão atendimento exclusivo das 09h às 10h; funcionários farão triagens nos atendimentos
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) anunciou uma série de medidas para o funcionamento das agências durante a fase vermelha do Plano SP, que começa a valer a partir do próximo sábado (6). Entre as ações adotadas, os bancos vão restringir a entrada de clientes nas unidades e dedicar um horário especial ao público que faz parte do grupo de risco.
Nesta fase de restrições, o expediente segue das 09h às 15h, sendo que a primeira hora, até às 10h, será dedicada exclusivamente a gestantes e maiores de 60 anos. O público geral terá seus serviços atendidos das 10h às 15h.
Além disso, os bancos passam a atender apenas os “casos absolutamente prioritários”. Os funcionários farão triagem de atendimento para evitar aglomerações dentro das unidades. Como não há uma lista com a indicação de quais serviços são considerados prioritários, cada agência deve avaliar caso a caso.
Nesse período, estão suspensas todas as reuniões, agendamento de visitas externas e contatos fora das agências. A rede bancária também vai ampliar a sinalização interna, indicando a distância necessária entre as pessoas e ressaltando a necessidade do uso de máscaras.
A Febraban ainda informa que as instituições devem assegurar toda a proteção necessária aos funcionários, inclusive com EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual) e com a condução de testes de infecção pelo novo coronavírus. Em casos de contaminação confirmada, as filiais serão higienizadas.
“Os bancos reforçam a necessidade de que os clientes evitem ao máximo o comparecimento presencial nas agências bancárias do estado, utilizando os canais digitais como principal meio de acesso aos serviços. O atendimento pelo celular (mobile banking), pelo computador (internet banking) e telefônico (call centers) estão disponíveis e oferecem praticamente a totalidade das transações financeiras do sistema bancário”, diz a federação.
As novas regras devem seguir o cronograma do governo de São Paulo para a fase vermelha, prevista para as duas próximas semanas.