Bancos podem ser responsabilizados por contas laranjas, diz presidente do BC
Para Campos Neto, a digitalização dos sistemas financeiro e de pagamentos facilita a redução do número de fraudes
O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou que as instituições financeiras que forem usadas para abrir contas laranjas serão responsabilizadas por fraudes e golpes que utilizem as mesmas. Segundo ele, a medida faz parte das ações para combater crimes bancários e financeiros, bem como garantir a segurança do Pix.
“Estamos apertando o máximo possível para que os bancos não tenham capacidade de ser hospedeiro de conta laranja ou intermediária. Inclusive, estamos começando a fazer um processo em que os bancos serão responsabilizados se for feita uma fraude de Pix e eles tiverem uma conta laranja”, afirmou em audiência pública na Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados.
Para Campos Neto, a digitalização dos sistemas financeiro e de pagamentos facilita a redução do número de fraudes. “É muito mais fácil fazer fraude não digital do que digital: consigo percorrer o caminho do dinheiro com eficiência”, argumentou.
Ele reforçou que o processo de combate às fraudes é longo, mas que o BC tem avançado no tema, principalmente ao começar a mapear as contas receptoras e pressionar os bancos usados para abrir contas falsas. “Quando uma fraude é cometida no Pix precisa ter alguma conta receptora. Se eu chego para você e peço um Pix, de duas uma: a pessoa está fazendo Pix para minha conta e vai ter todos os meus dados lá. Nesse caso, é fácil ser preso. Outra opção é estar fazendo por conta laranja, intermediária”, observou.
Na visão do chefe da autoridade monetária o aumento de fraudes com a abertura econômica e com o surgimento do Pix é importante, mas possível de ser endereçado.