Balança comercial na zona do euro tem déficit recorde em abril
É o sexto mês consecutivo em que a zona do euro registra déficit comercial em bens
A balança comercial da zona do euro registrou déficit recorde em abril, com aumento das importações devido ao maior custo com energia, segundo dados publicados nesta quarta-feira (15) pela agência de estatísticas da União Europeia, a Eurostat.
O déficit comercial de bens da zona do euro ficou em 32,4 bilhões de euros (US$ 33,75 bilhões), quando em igual mês do ano passado tinha havido 14,9 bilhões de euros de superávit.
É o sexto mês consecutivo em que a zona do euro registra déficit comercial em bens. O resultado foi puxado pelo salto de 39,4% na comparação anual nas importações, a 256,4 bilhões de euros.
As exportações tiveram alta de 12,6%, a 223,9 bilhões de euros. As importações apenas de energia tiveram crescimento de 164,4% no ano, disse a Eurostat.
Ajustando-se para variações sazonais, o déficit comercial quase dobrou, a 31,7 bilhões de euros em abril, de 17,8 bilhões de euros em março.
Trata-se de um recorde desde o início da série histórica da Eurostat, em 1999. Na comparação mensal, as exportações cresceram 1,5% e as importações tiveram alta de 7,1%.
Produção industrial sobe 0,4% em abril ante março
A produção industrial da zona do euro teve crescimento de 0,4% em abril, na comparação com março, informou nesta quarta a agência oficial de estatísticas da União Europeia, Eurostat.
Analistas previam alta maior, de 0,5%.
Na comparação anual, houve queda de 2,0% em abril, quando a expectativa era de recuo de 1,2%.
Os dados de março foram revisados pela Eurostat, com a produção industrial exibindo queda mensal de 1,4% e recuo de 0,5% na comparação anual.
Antes, os recuos reportados haviam sido de 1,8% e 0,8%, respectivamente.