Auxílio emergencial: Beneficiários reclamam de pedido “em processamento”
Segundo o Ministério da Cidadania, os requerimentos estão sendo avaliados; pagamentos começaram nesta terça-feira (6) para nascidos em janeiro
Enquanto 2,4 milhões de nascidos em janeiro já começaram a receber nesta terça-feira (6) a primeira parcela da nova rodada do auxílio emergencial, muitos beneficiários reclamam que seus cadastros de renovação da ajuda seguem com o status “em processamento” no aplicativo Caixa Tem, da Caixa Econômica Federal.
De acordo com a Caixa, todos os nomes enviados pela Dataprev, responsável pela gestão dos cadastros dos beneficiários do auxílio, receberam o depósito.
O Ministério da Cidadania afirmou que a situação “em processamento” indica que o requerimento está passando por novo processo de avaliação com informações mais recentes disponíveis nas bases de dados governamentais.
Os trabalhadores que estiverem com o benefício nesse status ainda poderão receber o pagamento do auxílio em caso de aprovação. As informações serão disponibilizadas depois que o Dataprev processar os lotes remanescentes, reprocessar os retidos no primeiro lote e analisar o público do Bolsa Família.
Nesta nova rodada de pagamentos foram inseridos novos filtros para reduzir o alcance do benefício, como a redução de apenas um beneficiário por família e critério de renda – até meio salário mínimo per capita ou três salários mínimos ao todo na família.