Austrália se diz aberta a substituir imagem da rainha nas notas de cinco dólares
Mudança pode ser por personalidades do país da Oceania
O governo australiano disse, nesta terça-feira (13), que a imagem do rei Charles III não substituiria automaticamente a da rainha Elizabeth II nas notas de cinco dólares, e que podem ser trocadas por personalidades do país.
Embora as moedas sejam obrigadas a carregar a imagem da monarca britânica, o ministro assistente federal do Tesouro, Andrew Leigh, afirmou que a decisão de incluir a imagem da rainha na nota foi baseada em sua personalidade, em oposição ao seu status como monarca, e quaisquer alterações não seriam “automáticas”.
Questionado por um repórter se o governo consideraria substituir o monarca britânico por um australiano como o ativista pelos direitos da terra indígena Edward Mabo, Leigh explicou: “Será uma conversa a ser travada. É uma conversa que vai acontecer no governo. Não há pressa. A prioridade agora é trocar as moedas.”
A morte da rainha reacendeu debates sobre o futuro da Austrália como uma monarquia constitucional. Os eleitores optaram por manter o monarca britânico como chefe de Estado em um referendo de 1999.
O primeiro-ministro Anthony Albanese revelou que ainda não voltou sua atenção para se um australiano deveria estar na nota de 5 dólares.
“Acho que este é um momento em que um pouco de respeito é necessário. Vamos lidar com essas questões de forma adequada, ordenada e respeitosa”.
A Royal Australian Mint, a única produtora de moedas no país, informou que não emitirá moedas circulantes com a efígie da rainha Elizabeth em 2023.
Cerca de 15 bilhões de moedas foram cunhadas à semelhança da rainha Elizabeth II desde sua coroação em 1953. A casa da moeda produz entre 110 milhões e 150 milhões de moedas anualmente.
Veja a evolução do retrato da rainha Elizabeth II na cédula britânica
[cnn_galeria active=”false” id_galeria=”1926629″ title_galeria=”Evolução do retrato da rainha Elizabeth II na cédula britânica”/]