Aumento de casos de Covid-19 faz consumidor comprar menos bebidas alcoólicas
Pesquisa da Horus Consultoria revela alterações nas compras de supermercado diante da alta ou queda dos números da pandemia
O hábito de consumo nos supermercados muda conforme a curva de casos da Covid-19 aumenta ou diminui. É o que revela uma pesquisa da Horus Consultoria.
Em agosto de 2020, quando a curva de casos da doença estava em queda no Brasil, cada carrinho de compras tinha, em média, 7,3 bebidas alcoólicas. Com a alta do número de casos, o consumidor reduziu para 5,8 as bebidas alcoólicas por compra em janeiro de 2021.
O inverso aconteceu com os produtos de higiene pessoal e limpeza. Em agosto, foram registrados 5,9 itens dessa categoria por carrinho, enquanto, em janeiro, o consumidor preferiu reforçar os cuidados com a pandemia e adquiriu 7,9 itens de higiene.
Além do número de casos da Covid-19, a pesquisa destaca que a mudança na dinâmica das compras tem relação com o fim do auxílio emergencial, já que janeiro foi o primeiro mês sem esse pagamento e as pessoas optaram por itens essenciais.
(Texto publicado por Natália Flach)