Atuação do MST não faz mais sentido hoje, diz especialista
Em entrevista nesta segunda, Marcos Jank, comentarista de agronegócio da CNN, avaliou que atividades do MST estão datadas e "precisam ser impedidas"
Em entrevista nesta segunda-feira (6), o comentarista de agronegócio da CNN, Marcos Jank, avaliou que as atividades do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) “já não fazem mais sentido hoje” e “são uma volta ao passado”.
“No passado, invadiam terras chamadas de improdutivas, e hoje isso praticamente não existe mais. O que eles fazem atualmente é procurar terras onde eles acreditam haver algum litígio e tentam retomar essas invasões em diversas regiões”, afirmou ele.
“As leis brasileiras vedam a invasão de terras indígenas, prédios do governo e propriedades privadas produtivas, e é o que estamos vendo hoje na Bahia e no Pontal do Paranapanema. Quando há problemas fundiários de regularização, é preciso discutir isso na Justiça, e há muitos problemas no Brasil, mas isso não é motivo para invadir uma terra que tem dono e está produzindo.”
A análise de Jank ocorre em meio à repercussão da prisão dos líderes de movimentos por reforma agrária, José Rainha e Luciano de Lima, no último sábado (4). Os alvos dos mandatos foram detidos por suspeita de extorsão a proprietários rurais na região do Pontal do Paranapanema (SP).
Na visão dele, as atuações dos militantes são lamentáveis e devem ser impedidas pelas autoridades.
Confira a entrevista na íntegra no vídeo acima.
*Publicado por Tamara Nassif e produzido por Thiago Felix, da CNN, em São Paulo