Após reabertura, movimento nos shoppings brasileiros cai 75% em junho
Um levantamento realizado pela Abrasce apontou que as vendas no setor estão, em média, 58,2% abaixo do nível pré-crise da Covid-19
Enquanto o Brasil tem 86% dos shoppings reabertos, o fluxo nesses estabelecimentos caiu 75% em junho, na comparação com o mesmo período do ano passado. Nas lojas de rua, a queda foi um pouco menor, de 45,5%. Os dados são da Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers), da FX Retail Analytics e da Sociedade Brasileira de Varejo (SBVC).
Leia também:
Shopping-metrô? Empresa investe R$ 500 milhões para abrir lojas em estações
Efeito pandemia faz shopping investir em vendas online e áreas ao ar livre
Se na comparação anual o fluxo de pessoas no comércio segue caindo, na análise mês a mês de 2020 há uma melhora no movimento. Em junho, os shopping centers tiveram aumento de 126% no fluxo de clientes em comparação com o mês anterior. Para as lojas físicas, o avanço foi de 194%.
O mapeamento indica que o segmento de Drogaria começou a apresentar maior frequência de queda em relação ao início da pandemia. Mesmo caindo menos do que a maioria das categorias, o recuo chegou a 47% em junho, na comparação com o mesmo período do ano passado. Já os eletroeletrônicos lideram com força a retomada, com aumento de 585% de fluxo nas lojas no mÊs de junho sobre maio.
Reabertura dos shoppings
O setor de shopping centers registrou 496 estabelecimentos reabertos (86% do total) nesta terça-feira (28) em 187 municípios. As últimas aberturas ocorreram nas cidades de Natal (RN), Cuiabá (MT), Blumenau (SC) e Valinhos (SP). No estado de São Paulo, principal mercado do país, são 170 unidades em funcionamento em 62 municípios, mostra balanço da Abrasce
A reabertura do comércio passou a ocorrer pouco a pouco no país desde abril, por conta da suspensão de parte dos decretos publicados por prefeituras e governos estaduais proibindo o funcionamento das unidades a fim de reduzir a circulação de pessoas e a transmissão do coronavírus.
Levantamento realizado pela Abrasce apontou que as vendas no setor estão, em média, 58,2% abaixo do nível pré-covid. O resultado foi atualizado até o fim da primeira semana de julho. Até aquela data, o país tinha 425 shoppings reabertos, 74% do total.
Com Estadão Conteúdo*
Clique aqui para acessar a página do CNN Business no Facebook