Após aporte, The Boring Company, de Elon Musk, é avaliada em quase US$ 5,7 bilhões
Companhia levantou US$ 675 milhões, que planeja usar para construir mais de seus projetos Loop, sistema de transporte que oferece viagens onde as pessoas embarcam em Teslas SUVs
The Boring Company, a tentativa de Elon Musk de reduzir o tráfego colocando Teslas em túneis, levantou US$ 675 milhões, que planeja usar para construir mais de seus projetos Loop, sistema de transporte principalmente subterrâneo que oferece viagens de ponto a outro ponto onde as pessoas embarcam em Teslas SUVs.
O novo financiamento da Boring Company, anunciado na quarta-feira (20), vem de empresas de capital de risco, bem como de empresas imobiliárias. A Sequoia, uma importante empresa do Vale do Silício – que já investiu em Musk antes – co-liderou o investimento com a Vy Capital. O acordo avalia a Boring Company em quase US$ 5,7 bilhões.
O sistema One Loop já está operando em Las Vegas com três estações e 1,7 milhas de túnel no Las Vegas Convention Center. Há planos para expandir o sistema em toda a faixa de Las Vegas, com 51 estações em 29 milhas.
A Boring Company também está desenvolvendo um projeto em Fort Lauderdale, na Flórida, e está conversando com San Antonio, Texas. A companhia já anunciou projetos em Chicago, Washington, DC e Los Angeles, mas não os concluiu.
Musk enfrentou um processo de vizinhos infelizes de Los Angeles e teve mais problemas quando Chicago elegeu um novo prefeito. As licenças não foram concluídas para seguir com o projeto DC to Baltimore, de 2017.
“Ainda estamos muito entusiasmados e queremos seguir em frente”, disse o prefeito de Fort Lauderdale, Dean Trantalis, ao CNN Business.
O bilionário afirmou que o governo está colaborando com a Boring Company em questões de engenharia do projeto, que conectaria o centro da cidade a uma praia próxima. Musk se recusou a dizer quando poderia ser concluído
Críticos questionam se essencialmente operar um sistema de metrô, mas com carros em vez de trens, é um uso eficiente de túneis, que podem custar até US$ 1 bilhão por quilômetro para construir. A Boring Company diz que está desenvolvendo tecnologia de túneis mais barata e argumenta que seu sistema é superior aos sistemas tradicionais de metrô porque as viagens serão ponto a ponto e não farão paradas planejadas, como em outras estações. (Mas eles podem ser potencialmente retardados pelo tráfego do túnel à frente deles).
Musk, CEO da Tesla, já havia apresentado uma visão mais grandiosa para a Boring Company, com pessoas sendo levadas pelas cidades em veículos autônomos dedicados a velocidades de até 120 mph. Mas a realidade até agora, pelo menos em Las Vegas, envolveu motoristas humanos operando o que se assemelha a Teslas padrão a 35 mph.
A Boring Company ainda diz que planeja eventualmente fazer a transição para operações totalmente autônomas, o que reduzirá o custo das operações.
A Sequoia disse em um post no blog que a Boring Company está em um “ponto de inflexão”.
“Os próximos anos são cerca de 10x o desempenho, tornando seus sistemas rapidamente reutilizáveis e totalmente autônomos”, escreveu.
A Boring Company diz que sua máquina de próxima geração para cavar túneis foi projetada para ser capaz de operar remotamente e de forma autônoma, sem precisar de ninguém. Sua iteração atual da máquina, chamada Prufrock, e foi projetada para cavar até uma milha por semana. Vale destacar que cavar túneis mais rapidamente é fundamental para reduzir custos.
A Boring Company disse que também planeja construir túneis utilitários e de carga. A companhia não respondeu a um pedido de comentário.