Anatel abre consulta para finalizar migração de emissoras AM para FM
Serão atendidas 17,4% das emissoras AM; quando considerado o total de estações FM, a ampliação será de cerca de 5%
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) colocou em consulta pública a abertura de novos 360 canais de rádio em frequência modulada, conhecida popularmente como FM. O objetivo é abrir espaço para que emissoras que hoje transmitem em ondas moduladas (AM) migrem para a nova faixa.
Serão atendidas 17,4% das emissoras AM. Quando considerado o total de estações FM, a ampliação será de cerca de 5%. De acordo com a Anatel, com a medida, a demanda por novos canais será regularizada, concluindo o processo de transição.
Assista e leia também:
Leilão do 5G deve acontecer, no máximo, até junho de 2021, diz Fábio Faria
Senado aprova indicações para sete agências reguladoras
A transferência entre as faixas foi uma política elaborada a partir da demanda das emissoras. A Anatel recebeu 1.659 solicitações e, até agora, 1.256 foram atendidas. Com a consulta pública, os 365 pedidos restantes serão resolvidos.
A migração desses canais era impossível, pois a quantidade de estações já havia chegado ao limite do que o espectro de radiofrequências comporta nas cidades. Contudo, uma nova norma permitiu o uso de uma faixa maior do FM, que em vez de começar no 88, terá início no 76.
Segundo o superintendente de Outorgas e Recursos à Prestação da Anatel, Vinícius Caram, há emissoras que reclamaram da inserção na faixa do FM estendido. “Todos querem ficar na faixa convencional, de 88 a 108. É natural ter receio de não estar na faixa convencional, mas temos portaria do Ministério da Economia incentivando equipamentos de FM a terem o dial do 76 a 108”, afirmou ele.
No site da Anatel, é possível acessar a consulta. No texto da sondagem, estão discriminados os canais por cidade, com informações sobre cada um deles. As contribuições podem ser submetidas à agência reguladora até o dia 9 de novembro.