Alexandre Schwartsman: Renda está devendo, mas há recuperação no emprego
O Especialista CNN apontou que "os últimos meses têm sido de queda persistente da taxa de desemprego"
O Especialista CNN em economia Alexandre Schwartsman disse, nesta quinta-feira (30), que a queda da taxa de desemprego para 9,8% no trimestre encerrado em maio indica um “copo meio cheio” no panorama econômico, mas que a renda ainda é um problema.
“De maneira geral, há um mercado de trabalho que segue se recuperando, mas o lado do copo meio vazio é o da renda, que teve piora dos salários”, avaliou Alexandre Schwartsman.
Dados divulgados nesta quinta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que a taxa de desemprego no Brasil ficou em 9,8% no trimestre encerrado em maio, configurando a menor taxa para o período desde 2015.
O IBGE, porém, também apontou que houve uma queda no rendimento real, para R$ 2.613 no trimestre encerrado em maio. Comparando-se com o mesmo período de 2021, ocorreu uma diminuição de 7,2% na renda.
Para Schwartsman, “a renda ainda está devendo, mas o emprego vem se recuperando de maneira bastante vigorosa”. “A gente vê pela primeira vez o número de empregos formais superar o nível pré-crise”, apontou o Especialista CNN.
Veja mais no vídeo acima.