Alexandre Schwartsman: Políticas equivocadas do governo levam a aumento da Selic
Para o Especialista CNN em economia, provável alta da taxa básica de juros para 10,75% não será surpresa; ação é tentativa de combate à inflação
O Especialista CNN em economia Alexandre Schwartsman comentou, nesta segunda-feira (31), sobre a expectativa de elevação da taxa básica de juros, a Selic, que deve ser definida pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) na quarta-feira (2).
Schwartsman afirmou que o possível aumento da taxa para 10,75% não é nenhuma novidade, uma vez que o Banco Central já havia sinalizado um aumento de 1,5 ponto percentual na última reunião, realizada em dezembro.
“A taxa básica de juros vem seguindo o aumento desde março do ano passado e se espera que ela continue aumentando até março deste ano. A gente saiu de uma taxa de juros de 2% e vai terminar com uma taxa na proximidade de 12% ao ano”, disse.
Para o especialista, os impactos provocados pelo aumento da Selic são claros. Ele mencionou o encarecimento do crédito, que deve desencadear um menor nível de consumo, investimento e desenvolvimento. A recuperação do emprego também é outro aspecto que deve ser interrompido.
Ainda de acordo com o economista, as alterações não são “por maldade”, mas sim uma tentativa do BC de controlar a inflação, que se tornou um problema sério no país após atingir 10% no último ano. “É o custo das políticas equivocadas adotadas pelo governo federal”, concluiu.
Veja mais no vídeo acima.