Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Alemanha fecha acordo com Catar para reduzir dependência de gás da Rússia

    Em comunicado, Catar disse que há anos procura abastecer a Alemanha, mas as discussões nunca levaram a acordos concretos

    Andrew Millsda Reuters

    A Alemanha e o Catar chegaram a uma parceria energética de longo prazo, disse uma autoridade alemã neste domingo (20), enquanto a maior economia da Europa busca se tornar menos dependente das fontes de energia russas.

    A Rússia é o maior fornecedor de gás para a Alemanha e o ministro da Economia alemão, Robert Habeck, lançou várias iniciativas para diminuir a dependência energética da Alemanha em relação à Rússia desde que invadiu sua vizinha Ucrânia.

    O emir Sheikh Tamim bin Hamad al-Thani do Catar recebeu Habeck no domingo e os dois discutiram maneiras de melhorar as relações bilaterais, particularmente no setor de energia, disse o tribunal do Emiri em comunicado no domingo.

    Um porta-voz do Ministério da Economia alemão em Berlim confirmou que um acordo foi fechado. “As empresas que vieram para o Catar com (Habeck) agora entrarão em negociações contratuais com o lado do Catar”, disse o porta-voz.

    Em comunicado, o Catar disse que há anos procura abastecer a Alemanha, mas as discussões nunca levaram a acordos concretos. A Alemanha anunciou recentemente planos para construir dois terminais de GNL. O Catar disse que concordou com a Alemanha que “suas respectivas entidades comerciais voltariam a se envolver e avançar nas discussões sobre fornecimentos de GNL de longo prazo”.

    Habeck também se encontrou com o Ministro de Estado para Assuntos Energéticos do Catar, Saad Sherida Al-Kaabi, em Doha, onde discutiram as relações energéticas e a cooperação entre o Catar, um dos maiores exportadores de gás natural do mundo, e a Alemanha e formas de melhorá-los, de acordo com um comunicado da Al-Kaabi.

    Tópicos