Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Alas do governo foram surpreendidas por nova medida de Haddad, dizem fontes

    Pastas vêm sofrendo pressão de diversos segmentos do setor privado, que criticam medida compensatória

    Danilo Moliternoda CNN

    Alas do governo foram surpreendidas pela medida, proposta pelo Ministério da Fazenda, que limita a utilização de créditos de PIS/Cofins, disseram quadros da gestão federal à CNN.

    Pastas do governo vêm sofrendo forte pressão de diversos segmentos do setor privado nos últimos dias. Os quadros indicaram que o ministério comandado por Fernando Haddad não procurou pares para debater a proposta.

    Um técnico do governo federal que conversou reservadamente com a CNN confirmou que só soube da proposta após a divulgação à imprensa, mas negou surpresa.

    Para o quadro, as sinalizações da Fazenda já indicavam para uma medida neste sentido. O técnico destacou o fato de que a pasta precisava de uma compensação que gerasse receita em torno de R$ 25 bilhões, o que tornou as opções escassas.

    A limitação da compensação dos créditos de PIS/Cofins visa compensar as perdas aos cofres públicos geradas pela desoneração de 17 setores da economia e de pequenos municípios.

    Enquanto empresários e parlamentares fazem ofensiva contra a medida, a Fazenda publicamente admite que a medida é “dura”, mas destaca que a alternativa à compensação é o déficit fiscal.

    Tópicos