Airbnb diz que demanda está aumentando apesar de incertezas econômicas
Com salto nas reservas, empresa registrou receita de US$ 2,1 bilhões
A demanda por reservas do Airbnb continua a subir, mesmo com os altos preços dos combustíveis e a inflação pesando sobre os consumidores e a economia.
O Airbnb disse nesta terça-feira (3) que teve 103,7 milhões de reservas em sua plataforma durante os três meses encerrados em junho, uma nova alta trimestral para a empresa e um aumento de 24% em relação ao mesmo período de 2019, antes de seus negócios serem devastados pela pandemia.
Com esse salto nas reservas, o Airbnb registrou receita de US$ 2,1 bilhões, um aumento de 58% em relação ao ano anterior. A empresa também registrou um lucro líquido de US$ 379 milhões, marcando seu trimestre de junho mais lucrativo de todos os tempos.
O Airbnb também se beneficiou de tarifas médias diárias mais altas. Em US$ 164, a diária média caiu um pouco em comparação com os primeiros três meses deste ano, mas aumentou 40% em comparação com o mesmo período de 2019.
Notavelmente, o Airbnb disse que as reservas em áreas urbanas de alta densidade, que normalmente obtêm taxas mais altas, aumentaram em relação ao início deste ano e superou os níveis pré-pandemia.
As ações do Airbnb caíram 4% nas negociações após o expediente na terça-feira após os resultados.
Os resultados destacam tanto o renascimento do setor de viagens quanto a durabilidade dos negócios do Airbnb mais de dois anos após a pandemia. Nos primeiros meses após a Covid-19, o Airbnb reduziu seus gastos e cortou um quarto de sua força de trabalho global para enfrentar o que seu CEO disse ser uma “paralisação” nas viagens globais.
“Mantivemos essa disciplina desde então, permitindo que nossos planos de contratação e investimento permaneçam inalterados desde o início do ano”, disse a empresa em carta aos acionistas.
Um número crescente de empresas de tecnologia está anunciando congelamento de contratações e demissões em meio a uma onda de incerteza econômica este ano, mas o Airbnb diz que está “bem posicionado para o que estiver por vir”.
Sinalizando sua confiança, o Airbnb anunciou aos acionistas um programa de recompra de ações de US$ 2 bilhões, o primeiro da empresa. O Airbnb diz que essa medida permitirá compensar a diluição dos programas de ações dos funcionários.
A empresa disse que espera que o trimestre atual seja um “ponto de inflexão” em sua recuperação após a pandemia e observou que prevê relatar sua maior receita trimestral nos três meses que terminam em setembro. Outro sinal positivo para a empresa: 4 de julho foi seu maior dia de receita de todos os tempos, disse.