Ainda não há data para sabatina de Galípolo, diz senador à CNN
Presidente da CAE do Senado, Vanderlan Cardoso afirma que decisão sobre data da sabatina será tomada em conjunto com outros senadores e Rodrigo Pacheco
O presidente da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, Vanderlan Cardoso (PSD-GO), disse em entrevista ao CNN 360° que ainda não há uma data definida para a sabatina de Gabriel Galípolo, indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a presidência do Banco Central.
Cardoso explicou que a decisão sobre a data será tomada em conjunto com outros senadores e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco.
“Vou procurar ouvir os senadores e senadoras, vou conversar com o presidente também do Senado, porque não adianta nós fazermos a sabatina e não ter a votação ali no plenário”, afirmou o senador.
Preparação e possíveis datas
O presidente da CAE ressaltou que os indicados precisam de alguns dias para se apresentarem aos senadores, embora Galípolo já seja conhecido por ter sido sabatinado anteriormente como diretor.
Cardoso mencionou que a comissão conta com 27 titulares e 27 suplentes, e que a decisão não será tomada unilateralmente.
Quanto à possibilidade de a sabatina ocorrer antes da próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), marcada para 17 e 18 de setembro, Cardoso acredita que o timing não influenciará as decisões do Banco Central sobre a taxa de juros.
“Eu acho que não vai influenciar a sabatina ser antes da reunião do Copom ou depois da reunião do Copom”, disse.
Possibilidade de sabatina conjunta
O senador também mencionou a possibilidade de realizar uma sabatina conjunta para Galípolo e os outros dois diretores que podem ser indicados para o Banco Central.
“Nós não vamos ter problema de sabatinar os três. Problema nenhum. Acho que até é bom, porque dá mais estabilidade aí nessa questão do Banco Central. É bom para o país, é bom para o mercado, é bom de um modo geral para todos”, concluiu Cardoso.
A expectativa agora se volta para as próximas semanas, quando deverão ser definidos os detalhes e a data da sabatina, um passo crucial no processo de nomeação para a presidência do Banco Central.