Aeroporto de Guarulhos diminui 85% de sua operação e impacta turismo em R$ 15 bi
Segundo pesquisa feita pelo buscador de voos Viajalla, 75% dos viajantes brasileiros afirmaram que deixaram de viajar por conta da pandemia
Um dos setores mais impactados pela Covid-19 foi o de turismo, e a maior prova disso são as imagens de saguões de aeroportos vazios, cena rara para locais que nunca pararam. O aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, é o mais movimentado do Brasil, mas não foi exceção entre seus pares: as operações no local diminuíram em 85%, causando um prejuízo de mais de R$ 15 bilhões no setor de turismo.
Segundo pesquisa feita pelo buscador de voos Viajalla, os viajantes brasileiros foram um dos mais afetados pelo novo coronavírus, com 75% dos entrevistados do país afirmando que deixaram de fazer pelo menos uma viagem por conta da pandemia. Para efeito de comparação, o percentual no México foi de 71%, enquanto que a média mundial foi de 56%.
Apesar de ser um dos países mais afetados pela crise, os brasileiros se mostraram os mais otimistas para voltar a voar, explica o CEO da Viajalla, Thomas Aller. “Dentro de dois ou três meses as pessoas irão voltar a viajar e retomar a confiança.”
O otimismo, porém, está na retomada de viagens para dentro do país, uma vez que a pesquisa mostra que 66% dos brasileiros afirmam que não tem ideia quando sairão do país novamente.