Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    ABPA: Brasil deve bater recorde de vendas e consumo de ovos, suínos e frango

    Proteínas devem registrar aumento de participação no mercado interno e em exportações em 2022, diz a Associação Brasileira de Proteína Animal

    Evandro Cinida CNN , Em São Paulo

    O Brasil deve bater recorde em produção, exportação e consumo de carnes de frango e de porco em 2022. A projeção foi divulgada nesta quinta-feira (16) pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).

    Em relação à carne de frango, a produção, que neste ano cresceu 3,5% chegando a 14,3 milhões de toneladas, deve atingir quase 15 milhões de toneladas no ano que vem, o que representa crescimento de mais 4%.

    O mesmo otimismo se mantém para as exportações: a expectativa é chegar a 4,2 milhões de toneladas em 2022, aumento de 5% em relação a este ano.

    Para a carne suína, a ABPA também projeta crescimento de 4% em 2022. Com isso, o Brasil deve produzir 4,8 milhões de toneladas, principalmente no sul do país, com destaque para Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná.

    A carne suína deve impulsionar as exportações, levando ao aumento de 7,5% nas vendas para o exterior.

    No mercado interno, o consumo de suínos também deve subir, principalmente por causa do valor da carne bovina. A expectativa é que cada brasileiro consuma em torno de 17 quilos de carne de porco em 2022, crescimento de 3% em comparação a este ano.

    Ovos

    O relatório da Associação Brasileira de Proteína Animal trouxe ainda um recorde na produção, exportação e consumo de ovos.

    Em 2021, o Brasil deve chegar a 54,5 bilhões de unidades, número 1,8% superior ao registrado em 2020.

    Já para 2022, a produção pode superar 56 milhões de unidades, crescimento de 3%. Para exportações, os embarques, que neste ano chegaram a 9.550 toneladas, podem atingir 10.200 toneladas no ano que vem, o que representa um aumento de 6,5%.

     

    Tópicos