Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Lula pede fim da “rivalidade” entre pequenos proprietários e agronegócio: “Brasil precisa dos dois”

    Presidente também negou existir oposição entre os setores que produzem commodities e as indústrias de manufaturados

    Danilo Moliternoda CNN

    São Paulo

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pediu, em evento nesta terça-feira (6), o fim da “rivalidade” entre pequenos proprietários e o agronegócio. O petista defendeu que a economia do país depende de ambos os setores.

    “Outra polêmica que acho maluca é essa oposição entre o pequeno proprietário e o agronegócio. São duas coisas necessárias ao país. Não há rivalidade, não há porque ter preconceito entre eles. O Brasil precisa dos dois”, disse.

    Lula também negou existir oposição entre os setores que produzem commodities e as indústrias de manufaturados.

    “Não existe rivalidade entre exportar produtos manufaturados e commodities. As pessoas que pensam assim deveriam imaginar quanto de tecnologia existe num grão de soja hoje, quanto de genética existe na criação de um frango, de um porco, de um boi”, argumentou.

    O petista discursou na abertura de uma feira internacional de tecnologia agrícola, na Bahia. Em sua participação, ele ainda defendeu os investimentos públicos a fim de dar suporte às atividades agrícolas ao redor do país.

    “Dizer ‘não preciso do governo’ é mentira. Todo mundo precisa do governo, o pequeno, o médio e o grande [agricultor]. Se o governo não colocasse dinheiro, talvez o agro não estaria do tamanho que está”, disse.

    “Quem é do agronegócio sabe como foi o Plano Safra no ano passado. Talvez tenha sido o pior Plano Safra de toda a história do agronegócio. Na época em que o PT governava esse país, vocês compravam dessas máquinas pagando 2% de juros ao ano, hoje vocês estão pagando 18, 19% ao ano”, completou.