Lula vai reunir ministros para discutir fim da fila do INSS: ‘Não tem explicação’
Na avaliação do presidente, se explicação de fila for falta de dinheiro para aposentadorias, governo precisa "ser transparente"
O presidente Lula (PT) disse nesta terça-feira (11) que vai se reunir com os ministros da Previdência Social, Carlos Lupi, e da Fazenda, Fernando Haddad, a fim de buscar caminhos para acabar com a fila do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
“Nesta semana vou me reunir com Lupi e Haddad para discutir isso. Primeiro, quero saber se a fila existe porque não tem dinheiro para pagar os aposentados; segundo, eu quero saber se é falta de funcionário [no INSS]”, disse
“Nós já provamos uma vez que podemos zerar a fila para benefícios, para Auxílio-Natalidade, Auxílio-Maternidade, para aposentadoria, para perícia médica, a gente conseguiu zerar tudo isso [em seus governos anteriores]”, adicionou.
Lula disse ainda que “não há explicação” para a atual fila, de 1,9 milhão de pessoas. Na avaliação do presidente, se a explicação for falta de dinheiro para arcar com as aposentadorias, o governo precisa “ser transparente com o povo”.
“Se é falta de funcionário, a gente tem que contratar funcionário; se é falta de competência, a gente tem que trocar quem não tem competência”, completou.
No segundo governo de Lula (2007 a 2010), as filas do INSS foram diminuídas consideravelmente. Por meio de concursos públicos, em 2005 e em 2006, a gestão contratou 3 mil médicos-peritos e 2.350 analistas técnicos previdenciários.
“O dado concreto é que nós provamos que não precisa ter fila no INSS, nem para receber benefício e muito menos para fazer perícia médica”, concluiu.