Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Lucro da Toyota salta 22% no 3º tri, impulsionado por iene fraco e vendas mais altas

    Companhia diz que está trabalhando para garantir fornecimento estável de semicondutores

    Por Daniel Leussink, da Reuters

    A Toyota anunciou nesta quinta-feira (9) um aumento surpreendente de 22% no lucro operacional trimestral, com a desvalorização do iene e o aumento dos volumes de vendas ajudando a maior montadora do mundo a superar o choque dos custos crescentes das matérias-primas.

    A companhia disse que está trabalhando para garantir um fornecimento estável de semicondutores.

    Apesar dos ventos contrários, as vendas de veículos subiram em todas as principais regiões, com a América do Norte, seu maior mercado, apresentando crescimento de 16%, o dobro do ganho médio geral.

    O lucro operacional do trimestre fechado em 31 de dezembro somou 956,7 bilhões de ienes (US$ 7,28 bilhões), ante estimativa média de analistas de 764,54 bilhões de ienes, pelos dados da Refinitiv. No mesmo período do ano anterior, a Toyota havia reportado lucro de 784,4 bilhões de ienes.

    Embora tenha reduzido sua meta de produção anual em cerca de 1%, para cerca de 9,1 milhões de veículos, a montadora manteve a previsão de lucro anual de 2,4 trilhões de ienes para o ano até o fim de março.

    A moeda japonesa atingiu uma baixa de 32 anos de 151,94 por dólar em 21 de outubro.

    A empresa antes esperava montar 9,7 milhões de carros neste ano fiscal, mas reduziu a meta para 9,1 milhões na quinta-feira.

    Ela também cortou sua meta de vendas de veículos elétricos a bateria, após um embaraçoso recall de seu primeiro modelo elétrico a bateria, o bz4x, devido a questões de segurança.