Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Lucro da Starbucks aumenta 31% no 1º trimestre fiscal, para US$ 815,9 milhões

    Em termos ajustados, o lucro por ação aumentou de US$ 0,61 para US$ 0,72

    No primeiro trimestre fiscal, foram abertas 484 lojas, já descontados os fechamentos.
    No primeiro trimestre fiscal, foram abertas 484 lojas, já descontados os fechamentos. Foto: Henry Nicholls/Reuters

    do Estadão Conteúdo

    A Starbucks obteve lucro líquido de US$ 815,9 milhões, ou US$ 0,69 por ação, no primeiro trimestre de seu ano fiscal 2022, encerrado em 2 de janeiro, informou a companhia, nesta terça-feira (1º), depois do fechamento do mercado.

    O resultado representa aumento de 31,1% ante o período correspondente do ano fiscal anterior, quando a companhia havia lucrado US$ 622,2 milhões, ou US$ 0,53 por ação.

    Em termos ajustados, o lucro por ação aumentou de US$ 0,61 para US$ 0,72.

    A receita líquida cresceu 19,3% na mesma comparação, para US$ 8,05 bilhões. Segundo a Starbucks, essa alta foi motivada em parte pela base de comparação mais fraca, já que em igual trimestre do ano anterior os negócios foram afetados pela pandemia de Covid-19.

    O forte desempenho das novas lojas operadas pela companhia nos Estados Unidos também contribuiu para esse aumento. Analistas consultados pela FactSet esperavam receita de US$ 7,98 bilhões.

    De acordo com a companhia, as vendas de fim de ano foram um fator positivo no trimestre, mas a inflação acima do esperado, a escassez de mão de obra e custos mais altos associados à variante Ômicron do coronavírus pesaram sobre o desempenho.

    As vendas globais no conceito mesmas lojas cresceram 13% na comparação anual, refletindo um aumento de 3% no tíquete médio e de 10% no número de transações.

    As vendas mesmas lojas aumentaram 18% na América do Norte e nos Estados Unidos e diminuíram 3% no segmento internacional. Na China, essas vendas caíram 14%.

    No primeiro trimestre fiscal, foram abertas 484 lojas, já descontados os fechamentos.

    O número representa aumento de 4% na comparação anual. Ao fim do período, a Starbucks tinha 34.317 lojas globalmente, sendo 51% próprias e 49% licenciadas. Com informações da Dow Jones Newswires.