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    LG considera diversas opções para divisão de smartphones

    As ações da LG fecharam em alta de 12,8%, contra uma alta de 0,7% no índice KOSPI da Coreia do Sul

    Logotipo da marca de tecnologia sul-coreana LG
    Logotipo da marca de tecnologia sul-coreana LG Foto: Sergio Perez/Reuters

    Heekyong Yang e Joyce Lee, da Reuters

     A LG Electronics disse nesta quarta-feira (20) que está considerando todas as opções para sua deficitária divisão de celulares, que, segundo analistas, pode incluir o fechamento da área ou a venda de partes da unidade.

    A LG disse em comunicado que 23 trimestres consecutivos de prejuízos em seus negócios de telefonia móvel totalizaram cerca de 5 trilhões de wons (US$ 4,5 bilhões) de perdas em meio à forte concorrência.

    As ações da LG fecharam em alta de 12,8%, contra uma alta de 0,7% no índice KOSPI da Coreia do Sul.

    “No mercado global, a competição no setor de telefonia móvel, incluindo smartphones, ficou mais acirrada”, disse a LG no sinal mais claro de que poderia estar considerando o encerramento do negócio.

    “A LG Electronics acredita que chegamos ao ponto em que precisamos tomar a melhor decisão sobre nosso negócio de telefonia móvel, considerando a competitividade atual e futura.”

    O presidente-executivo, Brian Kwon, disse que a empresa planeja manter os funcionários, independentemente do que aconteça com a unidade.

     Embora classificada como a terceira maior empresa no mercado global de smartphones no primeiro trimestre de 2013 pela Strategy Analytics, a LG não aparece nem entre as sete primeiras no terceiro trimestre de 2020, depois de perder terreno para fabricantes chineses, disse a empresa de pesquisa Counterpoint.

    Analistas disseram que se a LG decidir encerrar o negócio de telefonia móvel, poderá aumentar seu valor de mercado em cerca de 4 trilhões de wons.

    O encerramento da divisão também pode ajudar a LG a se concentrar na expansão de componentes eletrônicos para veículos, onde recentemente lançou uma joint venture com a fornecedora automotiva Magna International para fabricar dispositivos para carros elétricos.

    “Os negócios de dispositivos móveis (da LG) fizeram todo o possível para reduzir custos”, disse Ko Eui-young, analista da Hi Investment & Securities.

    “Agora a empresa está em um ponto em que precisa aumentar as vendas obtendo participação de mercado da Samsung Electronics e da Apple, mas isso não é visto como muito viável, o que torna difícil para o negócio melhorar sua situação deficitária.”