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    Único participante, Infraestrutura PR arremata rodovias do Paraná com deságio de 0,08%

    Segundo leilão do governo Lula previa que empresa vencedora seria aquela que oferecesse o maior desconto sobre tarifa básica do pedágio a ser cobrado. De acordo com estado, novas tarifas serão em média 56% mais baratas que as antigas

    Juliana Eliasda CNN , em São Paulo

    Única empresa participante, o consórcio Infraestrutura PR arrematou o segundo lote de rodovias estaduais e federais leiloado pelo governo federal nesta sexta-feira (29), em sessão ocorrida na sede da B3 em São Paulo. Esta foi a segunda rodada de concessões da gestão Lula.

    A nova concessionário ofereceu desconto de 0,08% sobre a tarifa básica de pedágio.

    Pelas regras do edital, seria declarada vencedora a empresa que oferecesse o maior deságio sobre o teto do valor de pedágio previsto pelo projeto para ser cobrado ao longo dos trechos.

    Como não houve disputa, o leilão recebeu um único lance.

    De acordo com o governo paranaense, as novas tarifas previstas são, em média, 56% menores do que as praticadas atualmente.

    O consórcio vencedor é formado pelas empresas EPR Participações e Perfin.

    O lote 2 do Sistema Rodoviário do Paraná incluir 12 rodovias federais e estaduais e a concessão foi desenhada em parceria entre o governo federal e o governo paraense.

    Elas somam 604,66 quilômetros de trechos das BR 153, 277 e 369/PR e das PR 092, 151, 239, 407, 408, 411, 508, 804 e 855.

    A vencedora deverá investir R$ 17,3 bilhões ao longo dos 30 anos de concessão, sendo que R$ 10,8 bilhões são calculados para melhorias estruturais e segurança das vias e R$ 6,5 bilhões para serviços operacionais.

    “Esse leilão trouxe preço médio 56% abaixo daquillo que tínhamos de pedágio no passado”, ressaltou Ratinho Júnior (PSD), governando do Paraná.

    “Na praça de Paranaguá, a redução ficou em torno de 30%. Em Carambeí, caiu 36% e, em Jaguariaíva, 42%. E a praça de Jacarezinho, a mais cara do Paraná e do Brasil, terá uma redução de 68%.”

    O ministro dos Transportes, Renan Filho, também destacou os preços mais baixos em relação às concessões antigas.

    “Além do desconto que tivemos aqui, superior a 40% na média, no outro já tínhamos tido cerca de 50%”, disse, em referência ao leilão do primeiro lote de rodovias do estado, concedido também pelo governo federal em parceria ao estado em agosto.

    “Isso significa que o povo paranaense vai pagar menor para trafegar em suas estradas.”

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