Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    ‘Já estava na conta’, afirma Mourão sobre queda do PIB

    Vice-presidente afirma que expectativa é de que o terceiro trimestre apresente uma elevação nos números

    Caroline Rosito, da CNN, de Brasília

    O vice-presidente Hamilton Mourão afirmou nesta terça-feira (1º) que a queda de 9,7% do Produto Interno Bruto (PIB) no segundo trimestre de 2020 em relação ao trimestre anterior, já era esperada pelo governo.

    “Isso já estava na conta. A gente sabe que no terceiro trimestre nós vamos ter uma elevação do PIB, com previsão de mais de 5%”, afirmou o vice-presidente.

    Mourão comparou ainda o resultado do Brasil com outros países também atingidos pelos efeitos da pandemia no novo coronavírus e disse que o tombo foi menor em relação aos demais.

    Leia também:
    ‘Isso é de impacto lá atrás. Estamos decolando em V’, diz Guedes sobre PIB
    Guedes vai entregar proposta da reforma administrativa à Câmara na quinta (3)
    Auxílio emergencial terá mais quatro parcelas de R$ 300

    “Países como a Índia e da própria Europa ocidental tiveram uma queda expressiva e caíram mais que a gente. O Brasil não foi tão prejudicado como a gente esperava nessa questão da pandemia em relação a queda da atividade econômica. O problema é que o colchão era pequeno em relação aos demais.”

    O vice-presidente Hamilton Mourão
    O vice-presidente Hamilton Mourão
    Foto: Adriano Machado/Reuters (29.jul.2020)

    Para Mourão, o segundo semestre do ano será decisivo para a recuperação da economia e que, a partir de agora, o governo começa “um movimento mais vigoroso da retomada”.

    “No final do ano, a expectativa é que o PIB encolha na faixa de 4,5% a 5%. Já se pensou que encolheria 9, 10. Vai ser menos que isso”, encerrou o vice.