Tesla entrega recorde de 1,3 mi de veículos em 2022, mas ainda decepciona Wall Street
Embora o crescimento de 40% não seja nada desprezível, o ritmo de crescimento da Tesla está diminuindo
A Tesla entregou um número recorde de carros no ano passado, enquanto as vendas continuaram a crescer em porcentagens com as quais qualquer outra grande montadora sonharia. Mas a Tesla ainda conseguiu decepcionar Wall Street ao longo de 2022 – e no último trimestre não foi diferente.
A montadora elétrica entregou 1,3 milhão de veículos em 2022, um aumento de 40% em relação a 2021. Produziu quase 1,4 milhão de veículos, um aumento de 47% em relação ao ano anterior.
No entanto, o quarto trimestre deixou a desejar: a Tesla entregou apenas 405.278 veículos, bem abaixo da estimativa média de 431 mil, de acordo com analistas consultados pela Refinitiv, já que os temores de recessão e taxas de juros mais altas levaram a uma desaceleração na demanda.
Embora o crescimento de 40% não seja nada desprezível, o ritmo de crescimento da Tesla está diminuindo. As entregas quase dobraram em 2021 e mais do que quadruplicaram em 2020.
As ações da Tesla caíram 65% em 2022 com o enfraquecimento da demanda. A concorrência em veículos elétricos de montadoras estabelecidas aumentou no ano passado. A empresa não cumpriu suas metas de crescimento ao longo do ano e reduziu a produção na China.
Evidências de interesse cada vez menor dos compradores de carros em Teslas tornaram-se aparentes no mês passado, depois que a empresa anunciou uma venda rara em uma tentativa de limpar o estoque.
A Tesla ofereceu dois descontos para os compradores que receberem um veículo antes do final do ano, inicialmente oferecendo um desconto de US$ 3.750 e dobrando o desconto para US$ 7.500 com duas semanas restantes em 2022.
Os investidores ficaram abalados com os descontos, fazendo com que as ações despencassem 37% apenas em dezembro.
A Tesla agradeceu aos clientes e funcionários por ajudar a empresa a “alcançar um ótimo 2022 à luz dos desafios significativos relacionados à Covid e à cadeia de suprimentos ao longo do ano”, de acordo com um comunicado divulgado nesta segunda-feira.
A empresa também disse estar orgulhosa de seu crescimento e progresso.
“Continuamos a transição para um mix regional mais uniforme de fabricação de veículos, o que novamente levou a um aumento adicional de carros em trânsito no final do trimestre”, diz o comunicado.
A Tesla disse que entregou 1,25 milhão de seus carros elétricos Modelo 3 e Modelo Y, mais baratos, e quase 67.000 de suas linhas Modelo X e Modelo X de ponta.