Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Queda nas ações de pequenas empresas americanas é péssimo sinal; entenda

    Fundo de ações microcap, negociado na exchange iShares, está quase 15% abaixo de seu pico

    Paul R. La Monicada CNN Nova York

    Pequenas empresas americanas estão sendo esmagadas pelas recentes oscilações violentas do mercado de ações. Isso pode ser um sinal sinistro para a economia.

    O índice Russell 2000, que tem empresas como Crocs, BJ’s Wholesale e outras com uma avaliação de mercado média de cerca de US$ 3 bilhões, está sendo negociado mais de 10% abaixo de sua máxima de 52 semanas. Isso é provavelmente uma correção de mercado.

    Um fundo de ações de microcap, negociado na exchange iShares (que são empresas ainda mais minúsculas do que as do Russell 2000), está quase 15% abaixo de seu pico.

    Isso é preocupante porque a maioria das empresas americanas menores depende mais da economia americana (e dos consumidores americanos) para suas receitas e ganhos do que os gigantes do Dow e do S&P 500. Eles não estão gerando tanta receita e lucro nos mercados ao redor do mundo.

    Portanto, os tempos difíceis para ações menores podem ser um barômetro mais preciso do cenário financeiro dos EUA e do que o que está acontecendo com grandes empresas de tecnologia como a Apple, Microsoft e a holding da Google – que se mantiveram muito melhor durante a recente retração do mercado.

    “Movimente as blue ships de leve e haverá uma rotação mais severa nos papéis das companhias menores”, disse Liz Ann Sonders, estrategista-chefe de investimentos da Charles Schwab.

    Sonders observou que muitas das empresas menores no S&P 500, além das tecnologias de ponta, estiveram sujeitas a grandes correções no ano passado. Acontece apenas que as blue chips mascararam a fraqueza mais ampla do mercado geral.

    Essa divergência também chamou a atenção de outros estrategistas de Wall Street.

    David Wright, cofundador da Sierra Mutual Funds, observou em um relatório recente que muito mais ações na NYSE e Nasdaq atingiram novas mínimas em 52 semanas, em vez de altas recentemente.

    “O que isso significa é que apenas algumas ações grandes estão mantendo os índices altos, enquanto um número crescente de ações já está em baixa”, disse Wright.

    A retração do mercado em ações menores é um grande motivo pelo qual o Fear & Greed Index mergulhou repentinamente em um território quase de “medo extremo”, após registrar níveis altíssimos apenas um mês atrás.

    O volume de ações em queda é maior que em alta.

    As pequenas empresas também podem não ser capazes de pagar salários mais altos aos trabalhadores tão facilmente quanto gigantes corporativos. As margens de lucro (e ganhos gerais) podem ser prejudicadas à medida que eles tentam se manter competitivos com salários, bônus e outras remunerações.

    Ações memes voltaram?

    A GameStop irá relatar os ganhos após o fechamento na quarta-feira (8). O estoque, junto com a cadeia de cinemas AMC, tornou-se sinônimo da revolução das ações memes que foram impulsionadas no Reddit e em outros sites.

    Os papéis da GameStop subiram mais de 850% até agora em 2021. Mas as ações passaram por uma jornada extremamente acidentada, para dizer o mínimo. A GameStop também está sendo negociada quase 65% abaixo do recorde histórico atingido em janeiro.

    É fácil esquecer que a GameStop é na verdade um negócio legítimo e não apenas um “stonk” que se tornou um joguete de traders que tentavam punir os fundos de hedge de venda a descoberto que estavam apostando contra a empresa.

    Pelo que vale a pena, há esperanças crescentes de que os negócios da empresa estão mudando com Matt Furlong, o novo CEO e ex-executivo da Amazon, que ingressou na GameStop no início deste ano.

    A GameStop também deu um impulso maior no comércio eletrônico desde que o co-fundador da Chewy, Ryan Cohen, assumiu uma grande participação na empresa e foi posteriormente nomeado presidente.

    A empresa ainda deve registrar prejuízo no trimestre atual. Mas Wall Street está prevendo lucro no período de férias que termina em janeiro e prevê que a GameStop ganhará dinheiro no próximo ano fiscal.

    A demanda por videogames na GameStop deve ser forte. O maior desafio pode ser a escassez amplamente divulgada de consoles Xbox Series X da Microsoft e PS5 da Sony devido aos problemas da cadeia de suprimentos global que afetam os semicondutores.

    (Texto traduzido. Leia a matéria original aqui)

     

    Tópicos