Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Principal índice da bolsa do Chile cai mais de 3% após vitória de Gabriel Boric

    Candidato de esquerda venceu eleição presidencial no país com cerca de 55% dos votos

    João Pedro Malardo CNN Brasil Business , em São Paulo

    O S&P CLX IPSA, principal índice de ações da bolsa de valores do Chile, na capital Santiago, caía mais de 3% nesta segunda-feira (20) após a vitória do deputado e ex-líder estudantil Gabriel Boric no segundo turno da eleição presidencial de domingo (19). De esquerda, o político de 35 anos fez críticas ao sistema econômico do país ao longo da campanha.

    Boric derrotou o advogado José Antonio Kast, de extrema-direita, com 55,87% dos votos válidos. Ele terá um mandato de quatro anos, iniciando em 2022, e sucederá o atual presidente Sebastian Piñera, de direita.

    O ex-líder estudantil defende reformas econômicas no país para abordar a alta desigualdade de renda, envolvendo principalmente o sistema previdenciário chileno, exclusivamente privado. Ele já defendeu também a realização de uma reforma tributária, aumentando impostos para os mais ricos.

    Por volta das 10h16, o IPSA caía 3,58%, com 4.201,73 pontos. Já os preços do contrato futuro do cobre para março de 2022 recuavam 0,57%, a US$ 4,27. O minério é o principal produto de exportação do Chile, ocupando cerca de 50% do total das exportações. Boric defendeu um aumento dos impostos pagos por empresas privadas que exploram a commodity, assim como mais subsídios para a Codelco, estatal exploradora de cobre.

    Tópicos