PPP para construção de túnel entre Santos e Guarujá é aprovada na Alesp
Investimento pode chegar a R$ 5,9 bilhões e gerar cerca de 9 mil empregos
A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) aprovou nesta terça-feira (8) a contratação de uma parceria público-privada (PPP) para a construção do túnel que ligará os municípios de Santos e Guarujá, no litoral de São Paulo.
A estrutura será construída embaixo do mar e deve ter 870 metros de extensão, ligando as regiões de Outeirinhos e Macuco, em Santos, ao bairro Vicente de Carvalho, em Guarujá.
O investimento deve chegar a R$ 5,9 bilhões e contar com aproximadamente 9 mil trabalhadores.
Contudo, antes de viabilizar o projeto, o governo deve realizar duas audiências públicas para debater os estudos de impacto ambiental da obra.
As sessões estão previstas para esta quarta-feira (9), em Santos; e na quinta-feira (10), em Guarujá.
Segundo cronograma apresentado pela Autoridade Portuária de Santos, as obras devem começar no segundo semestre de 2025.
Além de incluso no Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP), o projeto está integrado ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), sendo que 86% de seu investimento será público — divididos entre recursos do estado e da União.
O projeto é uma reivindicação antiga de moradores e turistas da região, que buscavam um trajeto mais ágil entre as duas cidades. De acordo com o governo do estado, cerca de 78 mil pessoas e 20 mil veículos realizam diariamente o trajeto via balsa atualmente.
Além do tempo de espera nas filas de embarque, a viagem demora cerca de 18 minutos. A expectativa é de que, com o túnel, o trecho possa ser percorrido em cinco minutos.
“Vai desafogar o porto, melhorar a qualidade de vida da população e levar mais investimentos”, avaliou o deputado estadual Paulo Mansur (PP).
O túnel terá três faixas por sentido, sendo uma delas adaptável ao comboio ligeiro VLT. Entre as duas pistas, pedestres e ciclistas poderão circular livremente.