Ibovespa tem recuperação histórica com valorização de 30% desde março
A forte recuperação do Ibovespa é considerada uma das mais rápidas da história. No final de junho, o índice teve valorização de 30% na comparação com março
A bolsa de valores de São Paulo (Bovespa) tem atualmente 2,6 milhões de investidores, o que representa uma alta de 60% desde o final do ano passado. A alta veio após o Ibovespa cair de 120 para 60 mil pontos em março.
O momento de ações mais baratas, aliado a um cenário de juros baixos fez muita gente ver uma oportunidade de investir no mercado de renda variável. O resultado é que no primeiro semestre deste ano, a bolsa de valores ganhou um milhão de novos investidores.
A forte recuperação do Ibovespa é considerada uma das mais rápidas da história. No final de junho, o índice teve valorização de 30% na comparação com o registrado no final de março.
Por trás de toda essa movimentação está a B3, empresa que organiza o mercado financeiro de capitais no Brasil e que também aparece entre as 10 empresas que mais ganharam valor de mercado na própria bolsa de valores durante a pandemia. Entre fevereiro e julho a valorização da companhia foi de 27%.
Leia também
iPhone para todos: resultados da Apple surpreendem Wall Street
Ibovespa cai com reação ao PIB dos EUA; dólar tem leve queda
TIM diz que acordo com a Oi não é situação de ‘matar ou morrer’
Segundo o CFO da B3, Daniel Sonder, a valorização das ações é um reflexo do aumento do número de negócios nos últimos meses, principalmente por parte de pessoas físicas. “Nós encerramos o ano passado com 1,6 milhão de pessoas e agora encerramos julho com 2,6 milhões de pessoas. Tivemos o crescimento de um milhão de pessoas em apenas seis meses.”
Para Roberto Indech, estrategista-chefe da Clear Corretora, com a expectativa de novos cortes na taxa Selic, o brasileiro deve começar a deixar o investimento de renda fixa e procurar novas alternativas. Nessa hora, segundo ele, o importante é se informar.
“Com crescimento das redes sociais o brasileiro está se acostumando com cenário de juros baixos. Se isso se prolongar por um tempo maior, sem dúvidas teremos milhares de outros brasileiros entrando na bolsa de valores nos próximos meses”.
(Edição de: Diego Freire)