Ibovespa termina em leve alta em dia de poucos negócios por feriado nos EUA
Sem referência em Wall Street, semana termina com declarações de autoridades econômicas na agenda; principal índice da Bolsa brasileira subiu 0,55%
Principal índice da B3, o Ibovespa terminou em leve alta nesta sexta-feira (3), em uma sessão de ritmo reduzido diante do fechamento das bolsas em Wall Street por feriado nos Estados Unidos. No fim da sessão, a Bolsa subiu 0,55%, a 96.764,85 pontos.
Sem a referência dos índices de Nova York, investidores globais mostraram certa cautela após os Estados Unidos registrarem na quinta-feira (2) novo recorde diário de casos de coronavírus, o que pressinou as bolsas europeias.
Para Jefferson Laatus, estrategista-chefe do Grupo Laatus, a retomada econômica e a expectativa de um vacina contra o vírus dão ânimo ao mercado, mas uma segunda onda de infecções “fechar a economia vamos ver o mercado precificar negativamente”.
A contração da atividade de serviços do país diminui em junho, chegando a 35,9, contra 27,6 em maio, mas ainda longe da marca de 50 — que separa crescimento de contração.
No âmbito político, o secretário do Tesouro, Mansueto Almeida, afirmou que a reforma tributária deverá ser enviada pelo ministro Paulo Guedes ao Congresso em agosto.
Em live do Itaú BBA, ele disse ser preciso começar o debate sobre reforma tributária o mais cedo possível para ver em quais partes é possível um consenso para aprovação.
Lá fora
Dados favoráveis do setor de serviços na China e na zona do euro ampliavam o otimismo da véspera, mas dividiam os holofotes com o aumento das infecções por Covid-19 nos EUA, o que prejudicava o apetite por risco. Os volumes de negociações eram baixos nesta sessão, com os mercados norte-americanos fechados por feriado devido ao Dia da Independência, comemorado no sábado (4).
Pela quarta sessão consecutiva as ações chinesas fecharam o dia em alta, com o índice blue-chips tocando uma máxima em cinco anos à medida que Pequim lança mais estímulos. O CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, avançou 1,93%, máxima desde julho de 2015, enquanto o índice de Xangai teve alta de 2,01%.
Já na zona do euro, as ações europeias caíram depois de ganharem terreno durante a semana, com um aumento nos casos de coronavírus nos Estados Unidos minando o otimismo dos investidores sobre as perspectivas de recuperação da economia global.
O índice FTSEurofirst 300 caiu 0,8%, a 1.424 pontos, enquanto o índice pan-europeu STOXX 600 perdeu 0,78%, a 365 pontos. As perdas da sessão foram lideradas por empresas de artigos pessoais e domésticos, mineradoras, montadoras e bancos.
*Com Reuters
Clique aqui para acessar a página do CNN Business no Facebook