Com feriados, bolsas importantes da Ásia não operam; Hong Kong cai 3,3%
Apenas a Evergrande despencou mais de 10%, arrastando ações de outras empresas do ramo imobiliário
A Bolsa de Hong Kong fechou em forte baixa nesta segunda-feira (20) em dia de liquidez reduzida em meio a feriados em várias partes da Ásia, inclusive na China e no Japão, à medida que os problemas financeiros da gigante do setor imobiliário chinês Evergrande continuam pesando nos negócios.
O Hang Seng sofreu um tombo de 3,3% em Hong Kong, a 24.099,14 pontos. Apenas a Evergrande despencou mais de 10%, arrastando ações de outras empresas do ramo imobiliário negociadas no território semiautônomo.
Em meio à crise de liquidez que atinge a Evergrande, um de seus principais credores fez provisões para o calote de uma parte dos empréstimos que lhe concedeu, enquanto outros planejam dar mais prazo para que a companhia pague suas dívidas, segundo fontes ouvidas pela Reuters.
Os mercados acionários da China, do Japão, da Coreia do Sul e de Taiwan, por sua vez, não operaram nesta segunda-feira em função de feriados.
Oceania
Na Oceania, a bolsa australiana encerrou o pregão desta segunda-feira no menor nível em três meses, com acentuadas perdas lideradas por mineradoras. O S&P/ASX 200 caiu 2,10% em Sydney, a 7.248,20 pontos.
Cautela com Fed
O clima na região da Ásia e do Pacífico também é de cautela antes do anúncio de política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA), na quarta-feira, 22.
A grande questão é se o Fed sinalizará ou não o início do tapering, como é conhecido o processo de gradual redução de suas compras de ativos financeiros.