Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Carteira de dividendos: veja ações mais recomendadas para investir em janeiro

    Ação da Engie é novamente a mais recomendada pelos analistas consultados pela CNN, com cinco indicações, assim como o papel da Vale

    Fabrício Juliãoda CNN , em São Paulo

    O ano de 2023 tem início com uma camada de cautela do mercado financeiro em decorrência da agenda econômica do novo governo, segundo analistas, que também destacam a curva de juros pressionada para conter o avanço da inflação, além de um cenário externo com desafios, como a reabertura da economia chinesa.

    Assim como em dezembro de 2022, a ação da Engie (EGIE3) foi a mais recomendada pelos analistas para aqueles que desejam retorno pelo lucro das empresas listadas na bolsa. No entanto, a elétrica dividiu a liderança no primeiro mês de 2023 com a Vale (VALE3), com cinco recomendações cada.

    Para a composição da carteira de ações mais recomendadas para dividendos em janeiro, a CNN compilou as sugestões de oito dos principais bancos e corretoras do país. São eles: Inter, XP, BTG Pactual, Terra, Guide, Warren, Órama e Ativa Investimentos. Veja a carteira completa de dividendos para janeiro:

    Destaques

    Engie

    Ação: EGIE3

    Comentário: XP

    A Engie teve um desempenho um pouco abaixo do Ibovespa em dezembro. Não vimos nenhuma notícia relevante que pudesse impactar o preço das ações. Continuamos a acreditar que a distribuição de dividendos da Engie deva se manter no patamar de 100% dos lucros em 2023, tendo em vista a situação confortável de caixa da companhia. Estimamos um dividend yield médio de mais de 10% em 2023. Mantemos nossa recomendação Neutra em Engie, com preço-alvo de R$ 49/ação.

    Além do segmento de geração de energia, a Engie possui ativos nos setores de transmissão e transporte de gás, agregando resiliência e diversificação ao portfolio da
    companhia.

    Nos termos do estatuto social da Engie, é obrigatória a distribuição aos acionistas de dividendos que não sejam inferiores a 30% do lucro líquido da companhia, de acordo com os termos da legislação societária. No entanto, a companhia vai além, tendo praticado uma política indicativa de pagamento mínimo de 55% do lucro líquido ajustado.

    Vale

    Ação: VALE3

    Comentário: BTG Pactual

    A empresa continua sendo um dos nossos nomes preferidos para exposição à reabertura da economia chinesa. À medida que avançamos para 2023, esperamos que a atividade econômica se recupere gradualmente à medida que o governo diminui as restrições e a ajudar a moderar a correção do mercado imobiliário.

    O momento operacional deve continuar a se recuperar à medida que a produção e os custos (tanto para suas divisões de minério de ferro e metais básicos) devem melhorar nos próximos trimestres. Gostamos da entrada de um acionista de referência (Cosan) no conselho da Vale e vemos uma potencial monetização da divisão de metais básicos como um potencial gerador de valor para os investidores de longo prazo.

    Em nossa opinião, a administração permanece altamente disciplinada em sua estratégia de alocação de capital, e esperamos que a maior parte da agenda estratégica de médio prazo seja voltada aos retornos de caixa dos acionistas – projetamos um yield de 10-11% para 2023, incluindo recompras de ações.

    Itaú Unibanco

    Ação: ITUB4

    Comentário: Guide

    Em nossa visão, a melhora relevante do Itaú, em diversos segmentos, desde crédito até seguros, foi capaz de sobrepor parcialmente o aumento sutil da sua inadimplência e seu nível de créditos baixados.

    Apesar disso, acreditamos que o banco entregou uma melhora no seu mix de crédito, mesmo com segmentos mais rentáveis na carteira, o que ajudou a elevar a taxa média de rentabilidade. Em suma, acreditamos que o Itaú entregou números bons, porém com aumento sutil da inadimplência, sobreposta por suas linhas de negócios non-core, como asset management e corretora.

    Tópicos