Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Bolsas da Ásia fecham em alta, após ganhos de Wall Street no encerramento de julho

    Resultado positivo ocorre apesar de dados chineses mostrarem enfraquecimento da manufatura na segunda maior economia do mundo

    Sergio Caldas, do Estadão Conteúdo

    As bolsas asiáticas fecharam em alta nesta segunda-feira, 1º de agosto, acompanhando o tom positivo de Wall Street do fim da semana passada, apesar de dados chineses mostrarem enfraquecimento da manufatura na segunda maior economia do mundo.

    O índice acionário japonês Nikkei subiu 0,69% em Tóquio, a 27.993,35 pontos, enquanto o Hang Seng garantiu ligeira alta de 0,05% em Hong Kong, a 20.165,84 pontos, e o sul-coreano Kospi também apresentou ganhou marginal em Seul, de 0,03%, a 2.452,25 pontos.

    Na China continental, o Xangai Composto avançou 0,21%, a 3.259,96 pontos, e o menos abrangente Shenzhen Composto se valorizou 0,97%, a 2.202,49 pontos.

    Exceção na Ásia, o Taiex registrou leve perda de 0,12% em Taiwan, a 14.981,69 pontos.

    A predominância do apetite por risco na região asiática veio após as bolsas de Nova York encerrarem o mês de julho com ganhos significativos, favorecidas por balanços corporativos melhores do que o esperado e sinais de que o Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) poderá moderar o ritmo de aumento de juros nos próximos meses.

    Neste contexto, ficaram em segundo plano os últimos PMIs industriais da China, que apontaram desaceleração da manufatura num momento em que o gigante asiático ainda tenta se recuperar dos efeitos de surtos de covid-19.

    Dados oficiais mostraram que o PMI industrial chinês caiu de 50,2 em junho para 49 em julho, sinalizando contração no setor manufatureiro. Já a pesquisa da S&P Global/Caixin Media mostrou o PMI chinês recuando de 51,7 para 50,4 no mesmo período, com a manufatura ainda se expandindo.

    Na Oceania, a bolsa australiana ficou no azul pelo quinto pregão consecutivo. O S&P/ASX 200 avançou 0,69% em Sydney, a 6.993,00 pontos. Na madrugada desta terça-feira, 2 (pelo horário de Brasília), o Banco Central da Austrália (RBA, pela sigla em inglês) anuncia decisão de juros.

    Com informações da Dow Jones Newswires

    Tópicos