Ações no Reino Unido fecham em alta após renúncia de Boris Johnson
Libra esterlina teve valorização em relação ao dólar e ao euro
As ações do Reino Unido fecharam em alta após o anúncio de Boris Johnson de que vai renunciar ao cargo de primeiro-ministro.
O índice FTSE 100, que reúne as 100 principais ações da Bolsa de Londres, encerrou com ganhos de 3,05%, a 21.558,07 pontos.
A libra esterlina também registrou ganhos nesta sessão, encerrando o dia com alta de 0,78%, a US$ 1,20, em relação ao dólar, recuperando-se ligeiramente das mínimas de dois anos atingidas no início desta semana.
Em relação ao euro, a alta foi de 1,05% no mesmo horário, com a libra cotada a 1,18 euros.
A economia britânica ainda enfrenta sérios desafios ao enfrentar a alta inflação, no maior valor em 40 anos, além de uma desaceleração do crescimento e crise do custo de vida.
Walid Koudmani, analista-chefe de mercado da corretora XTB, escreveu em uma nota aos clientes que a libra “permanece severamente fraca devido ao terrível estado da economia do Reino Unido, que está com desempenho inferior ao de seus pares, [e] provavelmente vai entrar em recessão enquanto o Banco da Inglaterra se recusa a aumentar as taxas de juros agressivamente para lidar com a escalada da inflação”.
*Com informações da Reuters