Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Ações da Petrobras caem após eleição de Jean Paul Prates como presidente da estatal

    Papéis chegaram a registrar queda de mais de 3% com a confirmação do ex-senador petistas no comando da companhia

    Fabrício Juliãoda CNN , em São Paulo

    As ações da Petrobras caíam na tarde desta quinta-feira (26), após a confirmação de Jean Paul Prates como presidente da companhia. O Conselho de Administração da estatal aprovou o ex-senador como conselheiro e para a Presidência por unanimidade. No fechamento, os papéis da Petrobras terminaram o dia com perdas de 2,79% nas ações ON, cotadas a R$ 29,57, e de 2,75% nas PN, cotadas a R$ 26,2.

    Prates era o nome mais forte para assumir a petroleira desde a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). No fim de 2022, assim que seu nome passou a ser ventilado no mercado, as ações da Petrobras passam a cair com receios de ingerência política na empresa.

    A oficialização do nome de Prates vem exatas duas semanas depois de sua indicação formal ao cargo para o Ministério de Minas e Energia. Para ocupar a função, ele renunciou à cadeira de senador pelo Rio Grande do Norte uma semana antes do fim do mandato.

    A presidência da Petrobras estava interinamente ocupada pelo diretor-executivo João Rittershaussen, desde a saída de Caio Mário Paes de Andrade para assumir a secretaria de Gestão e Governo Digital na administração do novo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).

    O declínio da Petrobras na bolsa puxava o Ibovespa para baixo no mesmo horário. O índice tinha queda de 0,4%, aos 113.811 pontos.

     

    Tópicos