Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Investidor alemão tem confiança positiva pela 1ª vez desde guerra na Ucrânia

    Pesquisa do ZEW destaca que sinais apontam para recessão mais branda nos meses de inverno no hemisfério norte

    da Reuters

    A confiança do investidor alemão atingiu território positivo em janeiro pela primeira vez desde o início da guerra na Ucrânia, já que os sinais apontam para uma recessão mais branda nos meses de inverno (no hemisfério norte) do que o inicialmente previsto, disse o instituto de pesquisa econômica ZEW nesta terça-feira (17).

    O índice de confiança econômica do instituto subiu para 16,9, de -23,3 em dezembro, superando as expectativas de analistas consultados pela Reuters de uma leitura de -15,0.

    “Pela primeira vez desde fevereiro de 2022, mês em que começou a guerra na Ucrânia, o indicador aponta para uma melhora perceptível na situação econômica nos próximos seis meses”, disse o presidente do ZEW, Achim Wambach.

    Wambach disse que uma situação mais favorável nos mercados de energia e as medidas de alívio do governo alemão, em particular, contribuíram para o salto de 40,2 pontos do índice em janeiro.

    A perspectiva de redução da inflação elevou as expectativas para os setores relacionados ao consumo, enquanto o abandono das restrições contra a Covid-19 na China melhorou o cenário para os setores orientados para a exportação e intensivos em energia, acrescentou.

    A inflação alemã diminuiu ainda mais em dezembro, com os preços ao consumidor subindo 9,6% na base anual em termos harmonizados, disse o escritório federal de estatísticas, após uma taxa de inflação anual harmonizada de 11,3% em novembro e 11,6% em outubro.

    O indicador que mede as condições atuais se recuperou ligeiramente em janeiro, subindo para -58,6, de -61,4.

    O escritório federal de estatísticas disse na semana passada que a economia da Alemanha deve ter estagnado no quarto trimestre do ano passado e crescido 1,9% no ano, sugerindo que a maior economia da Europa pode escapar de uma recessão durante o inverno.

     

    Tópicos