Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Instalações de painéis solares em residências crescem 2000% no Brasil

    Brasil já tem 10 gigawatts (GW) de capacidade instalada de produção pela energia solar

    Uso de painéis solares em residências tem aumentado
    Uso de painéis solares em residências tem aumentado Centre for Ageing Better/Pexels

    Agência Brasil

    O Brasil tem uma das matrizes energéticas mais renováveis do mundo. Cerca de 48% dela é composta de fontes renováveis. A média mundial está em 14%.

    Os dados foram apresentados pelo secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia (MME), Paulo César Domingues, em entrevista para a TV Brasil neste domingo (10).

    Segundo ele, quando se fala em eletricidade os números são ainda maiores: 85% da matriz de eletricidade brasileira são renováveis contra apenas 20% da média mundial.

    O secretário acrescentou que, apesar de o Brasil ainda ser muito dependente de hidrelétricas (85% de energia elétrica têm fonte hídrica), o país vem diversificando a matriz. No que se refere a energia solar, o Brasil já tem 10 gigawatts (GW) de capacidade instalada.

    “Isso equivale a 70% da capacidade instalada de Itaipu”, disse. De acordo com Domingues, em três anos houve um aumento de 200% na energia solar centralizada (usinas solares). Já quando se fala em energia solar distribuída (painéis em telhados) o crescimento é de 2.000%.

    Outra fonte de energia que vem crescendo no Brasil é a eólica. Já são mais de 700 usinas instaladas em todo o país. Hoje, a energia proveniente dos ventos é responsável por 11% da matriz energética brasileira.

    O secretário destacou, ainda, o uso de biocombustíveis pelo Brasil. O país é o segundo maior produtor do mundo de etanol e o biodiesel.