Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    “Independência do Banco Central não é bobagem”, diz ex-ministro da Fazenda

    À CNN, o economista Maílson da Nóbrega disse que fala de Lula sobre BC "foi um erro" e defendeu a autonomia da autoridade monetária brasileira

    Jorge Fernando RodriguesFabrício Juliãoda CNN

    Em entrevista à CNN neste sábado (21), o ex-ministro da Fazenda Maílson da Nóbrega defendeu a autonomia do Banco Central (BC), após o presidente Lula ter declarado que a independência da autarquia era “uma bobagem”.

    “É um erro do Lula. A independência do Banco Central não é nenhuma bobagem. Os países ricos, todos eles, têm bancos centrais independentes, alguns há muito tempo como o Federal Reserve [banco central americano], que é independente desde sua fundação, em 1913, há mais de um século”, pontuou o economista.

    Maílson destacou que a independência formal do Banco Central é favorável ao desenvolvimento do país, pois reduz incerteza, volatilidade e a taxa de juros, sem que haja interferência política.

    O economista também rebateu a declaração do presidente de que o BC tinha mais autonomia em suas gestões anteriores.

    “O Meirelles poderia ser demitido [na época], o Roberto Campos, não, há não ser por falta grave e sob decisão do Senado. O Lula, inclusive, chegou a considerar a hipótese de demitir o Meirelles”, declarou.

    Veja a entrevista completa no vídeo acima.