Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    IBGE revisa para baixo PIB do Brasil do 1º tri, para 1,8%

    Dado apresentado em junho era de que PIB havia crescido 1,9% na base trimestral

    Revisão de dado do 1º tri veio junto da divulgação dos dados do 2º
    Revisão de dado do 1º tri veio junto da divulgação dos dados do 2º Getty Images

    Da CNN*

    A economia brasileira cresceu um pouco menos no primeiro trimestre de 2023 do que o calculado anteriormente, com uma expansão de 1,8% no período sobre os três meses anteriores, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (1º).

    O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revisou o dado de janeiro a março depois de ter informado expansão de 1,9% do Produto Interno Bruto (PIB) na comparação com o trimestre anterior.

    O IBGE também revisou o resultado do PIB no quarto trimestre de 2022 a uma expansão de 0,1% sobre os três meses anteriores, contra queda de 0,1% informada antes.

    PIB do 2º trimestre

    Junto da revisão, o IBGE divulgou os dados do PIB do Brasil no 2º trimestre.

    De acordo com o instituto, a economia do país cresceu 0,9% no período que compreende os meses de abril a junho na comparação com o 1º trimestre.

    Apesar da desaceleração, o resultado veio acima do esperado pelo consenso Refinitiv, que tinha uma expectativa de crescimento da economia era de 0,3% na base trimestral, e de 2,7% na comparação anual.

    Considerando o período dos últimos 4 trimestres, o PIB registrou um crescimento de 3,2% na comparação com o mesmo período do ano anterior.

    Entre os destaques desse semestre, estão o bom desempenho da indústria (0,9%) e dos serviços (0,6%). Como as atividades de serviços respondem por cerca de 70% da economia do país, o resultado do setor influencia ainda mais a expansão do PIB.

    Veja também: PIB cresce quase o dobro do esperado pelo mercado no 1º trimestre de 2023

    *Com informações de Reuters