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    Hyundai e Kia lançam sistema que torna carros mais difíceis de roubar

    Muitos dos veículos carecem de parte da tecnologia básica de prevenção contra roubo

    Pessoas filmaram a si mesmas e outras roubando veículos Hyundai e Kia
    Pessoas filmaram a si mesmas e outras roubando veículos Hyundai e Kia SeongJoon Cho/Bloomberg via Getty Images

    Peter Valdes-Dapenada CNN

    Nova York

    A Hyundai e a Kia estão oferecendo uma atualização de software gratuita para proprietários de 8,3 milhões de veículos tão fáceis de roubar que algumas seguradoras se recusam a oferecer cobertura para eles em determinados mercados.

    Os veículos em questão, modelos Hyundai e Kia 2015-2019 com chave ignição – em oposição ao botão de partida – têm aproximadamente duas vezes mais chances de serem roubados do que outros veículos de idade semelhante.

    O motivo: muitos desses veículos carecem de parte da tecnologia básica de prevenção contra roubo de automóveis incluída na maioria dos outros veículos, mesmo naqueles anos, segundo o Highway Loss Data Institute.

    Os modelos em questão não possuem imobilizadores eletrônicos, que contam com um chip de computador no carro e outro na chave que se comunicam para confirmar se a chave pertence àquele veículo.

    Sem a chave certa, um imobilizador deve fazer exatamente isso – parar o movimento do carro.

    Esses modelos se tornaram o assunto de uma tendência da mídia social em que ladrões filmaram a si mesmos e a outras pessoas roubando veículos Hyundai e Kia e os levavam para passear.

    Os roubos desses veículos resultaram em pelo menos 14 acidentes e oito mortes, de acordo com a National Highway Traffic Safety Administration.

    As duas montadoras sul-coreanas criaram um patch de software para corrigir o problema, disseram as montadoras e a NHTSA na terça-feira.

    A Hyundai e a Kia operam como empresas separadas nos Estados Unidos, mas o Hyundai Motor Group possui uma grande participação na Kia, e vários modelos Hyundai e Kia compartilham grande parte de sua engenharia.

    O patch será instalado gratuitamente em modelos vulneráveis, com software que requer uma chave real na ignição para ligar o veículo. (Os ladrões usam as pontas dos cabos USB para ligar a chave de ignição)

    O software também impedirá que o carro seja ligado depois que as portas forem travadas usando o controle remoto do chaveiro. O veículo terá de ser destrancado antes de poder ser ligado.

    Além disso, estende a duração do som do alarme de 30 segundos para um minuto inteiro.

    As concessionárias Hyundai também afixarão adesivos nas janelas, informando que o veículo possui software antifurto instalado.

    A Hyundai começará a fornecer o software imediatamente para os modelos vulneráveis ​​mais populares – e mais frequentemente roubados.

    A Kia disse que começou a oferecer a atualização para alguns clientes e espera disponibilizá-la para os veículos afetados “nos próximos meses”.

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

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